CONTABILIDADE AVANÇADA


Na década de 60, nos EUA e na Europa, o repúdio da população à Guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. Nesse contexto, a sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. 

Sobre a história do balanço social, é correto afirmar que:


É visível a despreocupação com a divulgação desse balanço, tendo em vista a não obrigatoriedade, mesmo porque passa a ser um marketing para a empresa que o divulga.


Na década de 60, no Brasil, o repúdio da população à Guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. Nesse contexto, a sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais.


Foi buscando atender à demanda da sociedade por uma postura mais ética por parte das empresas que iniciou-se a elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social, que hoje chamamos de balanço social.


Atualmente, não é possível contabilizar o sucesso dessa iniciativa e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está em pleno curso.


Nos EUA, a ideia começou a ser discutida na década de 70. Entretanto, apenas a partir de 1980 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas. A partir da década de 90, corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) foi instituída no Brasil por meio da alteração do inciso IV do § 6º do art. 176 da Lei das S.A., pela Lei nº 11.638/07, que passou a exigir a elaboração dessa demonstração pelas sociedades fechadas com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 e por todas as companhias abertas. Sabemos ainda que, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3, a DFC poderá ser apresentada de duas formas distintas: pelo método direto e pelo método indireto. 

Sendo assim, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:


A apresentação pelo método direto evidencia as entradas e as saídas de caixa decorrentes dos principais componentes das atividades operacionais, organizadas por tipo de pagamento ou recebimento.


Esse método, direto, é o mais usado em razão de ser o mais prático, pois nem sempre é possível estar de posse dos resumos das operações que afetaram o caixa e, ainda, muitos empresários entendem que, muito embora seja importante evidenciar o fluxo de caixa, o método direto expõe excessivamente as operações realizadas.


Tendo em vista que a movimentação das contas de Caixa e Equivalente de Caixa é feita diariamente, há um grande volume de lançamentos, mas isso não dificulta a obtenção das informações nos razões contábeis.


Para a elaboração da DFC pelo método indireto não é necessário estar de posse das demonstrações contábeis dos dois períodos, cuja variação do caixa se pretende evidenciar, que torna possível a obtenção das variações dos saldos.


Para a elaboração dos fluxos de caixa pelo método direto não é necessário estar de posse das informações de entradas e saídas nas contas de Caixa e Equivalente de Caixa no decorrer do exercício.

Observe o diagrama:

Considerando a Unidade “Combinação de negócios”, pode-se observar que são formas que as empresas encontram, atendendo a legislação específica, para alcançar o propósito pretendido pela organização visando a demanda de mercado, inovação tecnológica, dentre outros aspectos.

Assim sendo, o diagrama apresentado refere-se a qual reorganização societária:


Fusão.


Incorporação.


Cisão Parcial.


Extinção.


Cisão Total.

Tendo em vista os conceitos de dissolução de sociedades empresárias que estudamos na nossa disciplina, analise os itens a seguir e depois assinale a alternativa correta:

I - A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando anulada a sua constituição.

II - A sociedade pode ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando exaurido o fim social ou verificada a sua inexequibilidade.

III - O contrato pode prever outras causas de dissolução, a serem verificadas judicialmente quando contestadas.

IV - Ocorrida a dissolução, não cumpre ao administrador providenciar imediatamente a investidura do liquidante, e restringir a gestão própria aos negócios inadiáveis, vedadas novas operações, pelas quais responderão solidária e ilimitadamente e, dissolvida de pleno direito a sociedade, pode o sócio requerer, desde logo, a liquidação judicial.


Somente I e IV estão corretas.


Somente I e II estão corretas.


Somente III e IV estão corretas.  


Somente I, III e IV estão corretas.


Somente I, II e III estão corretas.

O Método da Equivalência Patrimonial (MEP) consiste na atualização do valor dos investimentos feitos em sociedades controladas, coligadas e em suas equiparadas situadas no Brasil ou no exterior, com base na variação ocorrida no Patrimônio Líquido das respectivas sociedades controladas, coligadas e de suas equiparadas.

Trata-se de um método de avaliação de investimentos, assim denominado pela Lei nº 6.404/76 (com as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09), que consiste na avaliação pelo valor do Patrimônio Líquido, de modo que o valor do investimento se mantenha equivalente ao percentual de participação da investidora no valor do Patrimônio Líquido de sua investida.

Com base nas afirmações acerca do MEP, assinale a alternativa correta.

I - Investidora é a companhia que aplica recursos no capital de outra(s) companhia(s).

II - Investida é a companhia que possui em seu capital recursos de outras companhias denominadas investidoras.

III – Não deve ser avaliado pelo MEP o investimento em cada coligada ou sua equiparada, quando a investidora tenha influência significativa na administração ou quando o percentual de participação, direta ou indireta, da investidora representar 20% ou mais do capital votante.

IV - Para a determinação do valor da equivalência patrimonial, um dos quesitos para a investidora é excluir o montante correspondente às participações recíprocas.

Assinale a alternativa correta:


Estão corretas apenas as alternativas I e III.


Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV.


Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.


Estão corretas apenas as alternativas II, III e IV.


Estão corretas apenas as alternativas II e IV.

A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos - DOAR - tem por objetivo evidenciar as modificações ocorridas na posição financeira de curto prazo da entidade empresarial, onde alguns autores afirmam que o compromisso básico é relatar as movimentações de valores ocorridas no exercício em questão, que tenha provocado variação no ativo circulante líquido. 

Sobre a DOAR, assinale a alternativa INCORRETA:


A demonstração das origens e aplicações de recursos evidencia o aumento ou a redução do capital circulante líquido da companhia durante o exercício.


A análise do capital circulante líquido pode evidenciar, por exemplo, a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo.


A posição financeira de longo prazo da empresa é representada pelo valor do Capital Circulante Líquido, ou seja, o CCL. O CCL também é conhecido como Capital de Giro Líquido, o CGL, que corresponde à diferença do Passivo Circulante (PC) e o Ativo Circulante (AC).


O capital circulante líquido, ou o capital de giro líquido, é representado pela diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante.


Podemos entender que por meio da DOAR é possível identificar as origens do capital circulante líquido vindas das atividades da companhia, por exemplo, o lucro líquido ajustado, os aumentos de capital, da alienação de bens do ativo imobilizado, dos recursos obtidos de terceiros etc.

Estudamos que a NBC TG 36 tem como objetivo estabelecer princípios para a apresentação e elaboração de demonstrações consolidadas quando a entidade controla uma ou mais entidades. Esta Norma não trata dos requisitos contábeis para combinação de negócios e seus efeitos sobre a consolidação, incluindo goodwill resultante de combinação de negócios. Deverá a controlada apresentar as demonstrações contábeis consolidadas nas quais os investimentos em controladas estão consolidados. Vimos que existem exceções em alguns casos. Neste sentido, analise os itens a seguir:

 

I - A controladora é ela própria uma controlada (integral ou parcial) de outra entidade, a qual, em conjunto com os demais proprietários, incluindo aqueles sem direito a voto, foram consultados e não fizeram objeção quanto à não apresentação das demonstrações contábeis consolidadas pela controladora.

II - A controlada não arquivou e não está em processo de arquivamento de suas demonstrações contábeis na Comissão de Valores Mobiliários ou outro órgão regulador, visando a distribuição pública de qualquer tipo ou classe de instrumento no mercado.

III - Os instrumentos de dívida ou patrimoniais da controlada não são negociados em mercado aberto.

IV - A controladora final (ou intermediária) da controladora disponibiliza ao público suas demonstrações contábeis consolidadas em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade.

 

Está correto apenas o que se afirma em:


I, III e IV.


II, III e IV.


I e II.


I e IV.


II e IV.

Observe os balanços patrimoniais da Controladora Guanhães e suas controladas Nova Lima e Rio Verde:

A empresa Nova Lima é controlada integral da empresa Guanhães.

A empresa Guanhães possui 60% do capital da empresa Rio Verde.

Informações:

  • O saldo da conta valores a pagar da Cia Rio Verde correspondia a operações de repasses financeiros realizados com a controladora.
  • Em 31-12-XX a empresa Nova Lima tinha a receber $ 2.000 de sua controladora.

Em 31-12-XX, o grupo tinha a receber de terceiros:


$ 57.000


$ 34.000


$ 5.000


$ 64.000


$ 25.000

O balanço social é um demonstrativo de elaboração espontânea e voluntária, publicado anualmente pelas empresas, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos empregados, aos investidores, aos analistas de mercado, aos acionistas e à comunidade. Não existe previsão legal para a elaboração e publicação do balanço social.

Contudo, a NBC T 15 do CFC estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.

Para essa norma, entende-se como informações de natureza social e ambiental, exceto:

I – a geração e a distribuição da riqueza

II – os recursos humanos

III – a interação da entidade com o ambiente externo

IV – a interação com o meio ambiente

V – o capital próprio da entidade

Assinale a alternativa correta:


I, II, III e V apenas


I, II e IV apenas


I, III e V apenas


II, III, IV e V apenas


I, II, III e IV apenas

Um derivativo é uma aplicação financeira sofisticada e ainda nova para a maioria dos investidores. A citação derivativos ocorreu a partir da Lei nº 11.638/2007, no art. 183 da Lei nº 6.404/76, transcrito a seguir:

“I — as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo (Redação dada pela Lei nº 11.638, de 2007)”.

Considere as afirmações sobre Derivativos:

I - Um derivativo é uma aplicação que depende (deriva) de outras variáveis ou grandezas mais básicas ou subjacentes ao derivativo ao qual se refere.

II - Em um derivativo, existe a figura de um investidor, que assume o compromisso de vender no futuro um Ativo por determinado valor, e a figura de outro investidor, que assume o compromisso de comprar este Ativo pelo valor pactuado no passado.

III – Uma das características do derivativo é que o seu valor é baseado em uma ou mais variáveis subjacentes mensuráveis no futuro.

IV – São exemplos de variáveis ou grandezas consideradas para os derivativos as cotações de títulos, preços de feijão, soja, petróleo, ouro ou qualquer outro valor que possua um índice aferível.

Apresentadas as afirmações é correto o que se afirma em:


I, II, III apenas.


I, III e IV apenas.


I, II, III e IV apenas.


II e III apenas.


II, III, IV apenas.

Páginas: 12345678910